- Identificação
- Município: Muaná
- Região: Região Turística do Rio Amazonas
- informações gerais
Histórico do município:
Muaná localiza-se na 17ª zona fisiográfica dos campos do Marajó e ilhas, fica a nordeste do Estado do Pará, possui uma população de aproximadamente 40.333 habitantes, a cidade é banhada pelo Rio Muaná e localiza-se a margem direita do mesmo rio. Em linha reta, o município está distante da capital do Estado em aproximadamente 88 km, limitando-se a Leste com o município de Ponta de Pedras, ao Sul com a baia do Marajó e Rio Pará, ao Norte com o município de Anajás e ao Oeste com o município de São Sebastião da Boa Vista (MUANÁ, 2015). Devido à posição geográfica que se encontra o arquipélago do Marajó, onde está localizado o Município de Muaná, o acesso se dá via transporte hidroviário (através do Rio Pará) ou aéreo (por companhias particulares de táxi aéreo). O transporte utilizado entre os municípios é através de barcos de pequeno porte, rabetas e rabudos pelos rios e pequenos furos naturais (MUANÁ, 2015).
A região Amazônica no decorrer de sua história e notadamente nos séculos XVII e XVIII atraiu muitos aventureiros em busca de riquezas, principalmente os europeus. Mas só com a chegada dos comerciantes, foi que os povoados maiores começaram a surgir (MUANÁ, 2015).
Em 1757, o então governador interino do Grão Pará, Frei Miguel de Bulhões, elevou o pequeno povoado aqui existente à categoria de Freguesia de São Francisco de Paula do Rio Muaná. E somente no ano de 1895, por decreto do governador Lauro Sodré, a Freguesia é então designada de Cidade de Muaná (MUANÁ, 2015).
Conta a história que bem antes de se tornar freguesia, a primeira proprietária das terras que dariam origem ao município de Muaná, dona Amélia Pimentel encontrou enterrada a imagem de um santo, que mais tarde seria identificada por um padre como sendo de São Francisco de Paula. Diante do achado, não demorou muito para que devotos começassem a aparecer e uma pequena ermida ser erguida. No século XX, como forma de agradecimento ao livramento de um naufrágio após intercessão ao santo, uma rica família italiana, muito devota de São Francisco de Paula se ofereceu para construir uma igreja para o santo, a qual se mantem até os dias atuais em perfeito estado de conservação e tendo guardada em seu interior a imagem encontrada por dona Amélia Pimentel (MUANÁ, 2015).
A cidade de Muaná que abrigou os revoltosos da Cabanagem foi também a primeira, na Província do Grão Pará, a aderir à independência do Brasil em 28 de maio de 1823 (comemorada como a data cívica do município) e serviu como palco de vários acontecimentos de importância Estadual e Nacional (MUANÁ, 2015).
Relevo:
Geologia Regional com base no MME (1974) observa-se que a formação geológica corresponde ao período quaternário, composta por unidade de aluviões, ou seja, por coberturas sedimentares recentes, que compreende depósitos aluviais não consolidados de variada granulométrica, formando uma ampla planície aluvial. Na Geomofologia as formas de relevo da região são marcadas por uma brusca interrupção da planície de aluviões holocênicas da calha do rio Amazonas, cuja montante decorre do rio em extensa planície em processo de colmatação por mecanismos específicos daquele rio. A jusante há uma sedimentação significativa, com separação entre duas feições geomorfológicas diferentes e bem identificadas, as quais são separadas pelo arco de Gurupá, com duas formas de deposição.
Os comprovantes geológicos destes eventos são definidos na estratigrafia da Fossa do Marajó, com basculamento e erosão ativa relacionadas ao processo de subsidência seguida de transgressão. O nível de aplainamento da região é designado genericamente de pediplano Pleiocênico e pediplano pleistocênico, desigualmente distribuídos na região, cujos complexos problemas da hidrografia são, em sua maioria, decorrentes das movimentações, reativações e colmatações da transgressão Flandriana, que formam as baías e furos na região (MME, 1974).
Solos, as áreas de várzea possibilitam a ocorrência de solos hidromórficos de tipo Gley (húmicos e pouco húmicos), desenvolvidos sobre sedimentos recentes do quaternário, em geral ácidos e com textura argilosa, com um horizonte superficial em torno de 25 a 30 cm, com alta porcentagem de matéria orgânica. A fertilidade dos solos de várzea concentra-se na sua camada superficial, devido à liberação de nutrientes pela matéria orgânica oriunda da decomposição de material vegetal florestal, bem como à deposição sobre o solo de substâncias minerais e orgânicas em suspensão nas águas barrentas do Rio Amazonas, causada pela movimentação das marés, gerando elevada fertilidade dos solos de várzea. As áreas de terra firme são cobertas por latossolo amarelo, encontrando-se também os podzóis e as lateritas hidromórficas. A fertilidade destes solos é baixa, concentrando-se na sua camada superficial, com variação de 10 a 15 cm, dadas as condições climáticas da região, suas características físicas, químicas e biológicas destes solos, com mecanismos de erosão e de oxidação da matéria orgânica se processando rapidamente a derrubada de sua cobertura vegetal, diminuindo assim a sua fertilidade (MUANÁ, 2015).
Cobertura vegetal:
A cobertura vegetal do município de Muaná é formada por áreas de Cerrados, Florestas Densas de Planície Aluvial, campos naturais e áreas de capoeira. Sub-região dos furos de Marajó, representativa da fisionomia florística da porção ocidental da ilha de Marajó. De acordo com estudos do Imazon, em 2012, o município de Muaná apresentou 32% de cobertura florestal remanescente, com estoques de floresta ao longo de toda extensão territorial. Por quase todo o território, também, é possível constatar faixas de vegetação não florestal, comuns entre os municípios pertencentes à Ilha de Marajó. A redução da vegetação nativa foi intensa em torno da cidade e da malha de estradas não oficiais, afetando também as áreas de preservação permanente (APP) de muitos corpos d'água, principalmente na porção Noroeste (MUANÁ, 2015).
Hidrografia:
A hidrografia do município de Muaná é representada, principalmente, pelo rio Pará que fica ao sul e a sudeste e para o qual converge toda a drenagem do município. Nessa região, destaca-se o rio Pracuúba, e seu afluente rio Guajará. O rio Guajará que serve de limite oeste com o município de São Sebastião da Boa Vista. O rio Pracuúba, após receber o rio Guajará e os furos Atatá Grande, Fronteira e Japuaçara, forma várias ilhas e deságua no rio Pará. O furo Atatá Grande, de curso largo e curto, se interliga com vários furos e recebe o rio Tapuruquara e deságua no rio Pará. O rio Pará se interliga, também com toda a porção centro-sul do município, considerada, igualmente, uma área anastomosada, em face da drenagem caótica existente, onde estão presentes os rios Muaná e Inamarú. O rio Inamarú se interliga com os rios maiores, a leste do Município, como é o caso do rio Atuá, que recebe o extenso rio Anabijú, que deságua no rio Pará. O rio Anabijú é o limite natural, a leste, com o município de Pontas de Pedras. A Ilha do Castanhal está limitada ao Norte e Leste pelo rio Inamarú, ao sul pelo rio Pará e Oeste pelo rio Inamarú (MUANÁ, 2015).
Atividades econômicas:
No aspecto econômico, segundo dados do censo de 2010 do IBGE, nota-se que a renda per capita no município de Muaná é baixa. A população rural é composta na sua maioria de mini produtores que tem na terra seu meio de subsistência, porém não tirando o suficiente para seu sustento, por falta de uma política agrícola mais eficiente, gerando com isso casos de desnutrição em parcela da população e ao mesmo tempo uma desmotivação pelo trabalho no campo (MUANÁ, 2015).
A base da economia do município é a atividade da pesca artesanal de peixe e camarão, na extração do fruto do açaí e de algumas espécies de madeira e palmito de açaizeiros. Em algumas regiões do município destacam-se a pecuária e atividades agrícolas (MUANÁ, 2015).
Na região ribeirinha de Muaná o açaí é uma das espécies dominante e fundamental para a economia e subsistência da população local. Ao lado da vegetação de floresta de várzea os rios, igarapés e lagos são também um componente essencial para a vida econômica e cultural do estuário. No estuário, peixe e camarão e açaí são componentes essenciais para a dieta local e para a economia local (MUANÁ, 2015).
Em relação ao comércio, o setor terciário tem pequena importância na geração de empregos para o município de Muaná, predominando os estabelecimentos destinados à comercialização de gêneros alimentícios e bares. O comércio se aquece no período do Festival do Camarão e das férias escolares (MUANÁ, 2015).
População Total: 34.204
População Urbana: 14.521
Aárea Total do Município(km): 3.763.337,00
Municipios limitrofes:
- Abaetetuba
- Anajás
- Limoeiro do Ajuru
- Ponta de Pedras
- São Sebastião da Boa Vista
Temperatura Média anual(ºc): 27 graus
Clima: Equatorial úmido
Altitude: 22,00
Principais atividades econômicas:
- 01 - Agricultura, pecuária e serviços relacionados
- 02 - Produção florestal
- 03 - Pesca e aqüicultura
- 47 - Comércio varejista
- 50 - Transporte aquaviário
- 85 - Educação
- 94 - Atividades de organizações associativas
- 96 - Outras atividades de serviços pessoais
- Administração Municipal
CEP: 68.825-000
Bairro: Centro
Logradouro: Praça 28 de Maio
Nº: 43
Telefone: (91) 9 9257-2169
Site: http://https://muana.pa.gov.br/
E-mail: prefeitura.muana@gmail.com
Latitude: -1.5292600
Longitude: -49.2172600
Nome do prefeito: Eder Azevedo Magalhães
Nome das Secretarias, departamentos e outros:
SECRETARIA MUNICIAPAL DE MEIO AMBIENTE (SEMMA)
Gabinete do Secretário
Assessoria Técnica e Administrativa
Assessoria Jurídica
Diretoria de Educação Ambiental
Diretoria de Licenciamento Ambiental
Diretoria de Fiscalização e Monitoramento
Diretoria de Paisagismo e Arborização
Diretoria de Planejamento e Gestão
SECRETARIA MUNICIPAL DE AQUICULTURA E PESCA (SEMAP)
Gabinete do Secretário
Diretoria de Pesca
Diretoria de Manutenção e Conservação
SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS (SEFIN)
Gabinete do Secretário
Comissão Permanente De Licitação
Comissão de Controle Interno
Assessoria de Planejamento
Assessoria Contábil
Assessoria Administrativa
Assessoria Jurídica
Divisão de Compras
SECRETARIA DE OBRAS, TRANSPORTE E URBANISMO (SEOTUR)
Gabinete do Secretário
Departamento de Engenharia
Departamento de Arquitetura e Topografia
Departamento de Almoxarifado Peças e Pneus
Departamento de Estradas e Rodagem
Departamento Executivo da Cidade
Departamento de Serviços Externos Urbano
Departamento Fundiário
Departamento Administrativo
SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO (SAAE)
Gabinete do Secretário
Departamento de Controle de Qualidade
Departamento de Água e Esgoto
Departamento de Cobrança
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MUANÁ (SESAM)
Gabinete do Secretário
Coordenação de Atenção Básica
Coordenação Vigilância Sanitária
Coordenação Vigilância Epidemiológica
Departamento de Epidemiologia
Departamento de Imunização
Coordenação de Endemias
Departamento de Endemias
Coordenação da Central de Regulação
Departamento de Regulação Ambulatorial e Hospitalar
Coordenação de Sistema de Informação
Departamento de Tecnologia da Informação – TI
Rede de Urgência e Emergência
Hospital Municipal de Muaná
Coordenação do Fundo Municipal de Saúde
Conselho Municipal de Saúde
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA (SEMAGRI)
Gabinete do Secretário
Assessoria de Planejamento
Assessoria de Administração
Gestão de Programas e Projetos Agroambientais Sustentáveis
Setor Agrícola
Setor de Abastecimento
Setor Pecuário
Setor de Organização do Produtor e da Produção
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável
FUNDAÇÃO DE CULTURA, DESPORTO E TURISMO (FCDT)
Gabinete do Presidente
Departamento de Cultura e Turismo
Departamento de Desporto
Tesouraria
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO (SEAD)
Gabinete do Secretário
Assessoria de Planejamento
Assessoria Administrativa
Departamento de Recursos Humanos
Departamento de Material e Patrimônio
Departamento de Cadastro e Tributação
Departamento de Serviços Gerais
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMEC)
Gabinete do Secretário
Conselho do FUNDEB
Conselho Municipal de Educação
Assessoria de Planejamento
Departamento de Ensino
Setor de Controle de Material e Patrimônio
Setor de Informática
Setor de Controle do Transporte Escolar
Assessoria Administrativa
Departamento Pedagógico
Coordenação do Pré-Escolar
Coordenação Pedagógica
Coordenação de Projetos Educacionais
Coordenação de Merenda Escolar e Material Didático
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E PROMOÇÃO SOCIAL (SEMTEPS)
Gabinete do Secretário
Assessoria Técnica
Assessoria Administrativa
Coordenação do Centro de Referência da Assistência Social
Coordenação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social
Coordenação do Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos
Coordenação de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUAS
Conselho Tutelar
Possui Orgão responsável pelo Turísmo? Sim
- Nome do Órgão: Fundação de Cultura, Desporto e Turismo
- Titular: David do Carmo Negrão Rocha
- Cep: 68.825-000
- Bairro: Centro
- Logradouro: Praça do Camarão
- Número: 00
- Site:
- Emails: fundacaomuana2020
- Telefone: 00
- Legislação municipal
Lei orgânica do município: Sim
Lei de criação do Conselho Municipal de Turismo: Sim
Legislação de ocupação do solo: Sim
Legislação de apoio à cultura: Não
Legislação de incentivos fiscais ao turismo: Não
Regulamentação específica do turismo: Não
Plano de desenvolvimento do turismo: Não
Plano diretor: 1
Outras leis/normas:
- Equipamento, instalações e serviços públicos
Abastecimento de água:
Serviços de esgoto:
Serviços de energia:
Serviços de coleta de lixo:
Ano base da informação: 0
- Demanda turisticas
Número Total de Visitantes: 0
Número de Visitantes nos meses de alta temporada: 0
Número de Visitantes nos meses de baixa temporada: 0
Número de Visitantes de procedência regional: 0
Número de Visitantes de procedência estadual: 0
Número de Visitantes de procedência nacional: 0